domingo, julho 20, 2014

Prainha Branca - Guarujá


A Prainha Branca, é um verdadeiro paraíso, que se preservou principalmente por não ter um acesso para automóveis, é considerada uma das mais conservadas áreas ambientais da região do Guarujá. Suas águas límpidas e areias brancas e limpas, devido a localização em uma reentrância (corrente marinha) do litoral. Para chegar ate lá pode-se fazer uma trilha, ou, por barco. Pela trilha, é simples, pegue a balsa que vai do Guarujá para Bertioga (passageiros a pé não pagam), o inicio da trilha fica bem em frente.
 
A trilha pode ser um pouco cansativa  para quem não esta acostumado. Hoje, ela esta toda pavimentada ( o que quebra um pouco o encanto, mas facilita), leva-se cerca de meia-hora para se chegar à pequena vila que precede a areia, com alguns campings, pousadas e botecos – tudo extremamente rústico e simples, bem ao estilo bicho-grilesco que predomina na praia. Trata-se de uma antiga vila de pescadores, que mantém até hoje festas tradicionais, contrastando ao extremo com as modernices, carrões e mansões das praias vizinhas.


 E finalmente, a praia! De areias brancas e limpas como manda o nome, ela é ritualmente preservada por seus frequentadores e poucos moradores. Está incrustada na reserva ambiental da Serra do Guarujá e também é tombada, o que lhe garante certa distância da ganância imobiliária. Por ser bastante extensa, a faixa de areia é ótima para caminhar ou mesmo para relaxar, pois mesmo na temporada ela é tranquila.
 

O mar é um caso à parte. Bem claro, limpo e agitado, faz a alegria dos surfistas, inclusive pela baixa concorrência pelas ondas. É como se fosse um outro Guarujá.
No mais, para quem pretende ficar por lá, é até bom aproveitar a temporada, quando tem mais movimento e a prainha torna-se também um lugar para curtir a noite. Para quem tiver o astral e o pique, é a hora de curtir as festas, os shows de reggae nos bares e os tantos luaus improvisados que rolam quase todas as noites.

Dicas:
- Acampar na praia parece ser uma questão insolúvel para a administração local. Conforme o dia que você for, será permitido ou proibido. A regra muda o tempo todo. No entanto, por questões principalmente de segurança, é cada dia mais recomendável procurar um camping.
- Na maré baixa, é fácil chegar até mesmo a pé à ilha que fica em frente à praia. Mas é preciso ficar atento à subida da maré, que pode tornar a volta impraticável.
- Uma trilha no canto da praia leva a outras duas praias, ainda mais desertas e que valem a visita. A primeira, a 300 metros, é a praia Preta. A segunda, a 800 metros de caminhada, é a do Camburizinho.
- Para os mais aventureiros, vale levar equipamento de rapel para tentar descer a Pedra do Grito, um paredão de 90 graus cercado de vegetação e que apresenta um belíssimo visual, de frente para o mar aberto.

 


 Jacqueline Moraes


Nenhum comentário: