sábado, julho 12, 2014

Dona Maria

Sabe aqueles perrengues que aparecem no dia-a-dia do lar e fazem a gente querer ligar correndo para a casa da mãe? Com meu manual de autoajuda doméstica você vai sobreviver!
 
     Como fazer: Ovo
 
...Cozido;
Coloque o ovo numa panela e cubra-o com água. Ligue o fogo e quando a água começar a ferver, conte dez minutos e retire-o. Você pode então fazer um sanduíche: é só amassar o ovo com um pouco de manteiga, maionese, salsinha picada e colocar no pão.
 
...Quente;
Este é o ovo de gema molinha, para comer de colherada, apoiado em um suporte. Coloque o ovo numa panela e cubra-o com água. Depois que ela começar a ferver, espere dois minutos e desligue o fogo. Retire o ovo com uma colher e ponha-o sobre o suporte. Abra uma "tampinha" nele com uma faca afiada, tempere com sal e sirva.
 
 ...Mexido;
Coloque dois ou três ovos em uma tigela e tempere com sal, pimenta do reino e uma pitada de noz moscada ralada. Adicione algumas colheradas de leite ou creme de leite e misture tudo com um garfo. Depois, pegue uma frigideira, coloque uma colher de manteiga nela, deixe derreter u pouquinho e derrame a mistura de ovos por cima. Deixe o fogo baixo e mexa com uma colher de pau por poucos minutos. Assim que os ovos começarem a se agrupar em pedacinhos sólidos, a receita esta pronta. Coma com uma fatia de pão de manteiga.
 
...Omelete;
Coloque numa tigela dois ou três ovos, tempere com sal, pimenta do reino e um pouco de salsinha picada. Misture tudo com um garfo. Aqueça uma frigideira antiaderente com um tiquinho de manteiga ou fio de óleo. Derrame a mistura de ovos, abaixe o fogo e não mexa. Tampe a frigideira e espere alguns minutos, ate que o omelete comece a ficar firme. Ai, coloque sobre metade dela fatias finas de queijo, presunto, azeitonas em lascas. Com a ajuda de uma escumadeira, vire a outra metade sobre a parte recheada. Espere cozinhar mais um pouco, vigiando para não deixar queimar. E sirva!
 
...Frito;
Coloque um pouco de óleo, manteiga ou azeite em uma frigideira. Aqueça, quebre o ovo por cima e baixe o fogo. Tempere com sal e pimenta. Se gostar de gema mole, espere apenas que a clara esteja bem cozida para servir. Se quiser a gema dura, deixe o fogo por um tempo maior.
 
    Como fazer: Feijão
 
Abra um pacote de 1 quilo de feijão e deixe todo o seu conteúdo de molho por pelo menos três horas. Descarte a água, lave bem os grãos e separe casquinhas soltas e pedrinhas. Coloque o feijão lavado em uma panela e encha de água - ate atingir dois dedos acima dos grãos. Adicione folhinhas de louro, um pouco de sal, e se quiser, uma ou duas linguiças cruas para dar um gostinho diferente. Deixe tudo cozinhando em fogo brando por cerca de uma hora e meia, com a panela semitampada, ate que os feijões fiquem macios. Se for preciso, adicione mais água no decorrer do processo. Quando os grãos estiverem cozidos, refogue uma outra panela grande três dentes de alho e uma cebola grande, tudo picadinho. Adicione então cinco conchas do feijão com um amassador de batatas (isso vai ajudar a engrossar o caldo). Refogue mais um pouco e transfira para a panela o restante do feijão cozido. Mantenha o feijão no fogo para engrossar ainda mais, ate ficar a seu gosto. Mexa as vezes para não deixar queimar. Se gostar de salsinha, acrescente um pouco, picada. Verifique o sal e pronto!
 
Super dica: Dispense a panela de pressão e cozinhe os grãos em panela normal. Pois, a pressão é fácil de perder o ponto de cozimento, O que seria um suculento prato pode virar sopa!
 
     Os oito Mandamentos do Bife Suculento:
 
  1. Invista em uma frigideira pesada, com fundo duplo de preferencia. Ela distribui melhor o calor durante a fritura, evitando que a carne vire uma sola de sapato.
  2. Compre bifes com, no mínimo 1,5 cm de espessura, mesmo que depois preciso martela-los para deixa-los mais fininhos (se quiser fazer payard ou bifes a milanesa).
  3. Tire os bifes da geladeira trinta minutos antes de fritas.
  4. Tempere a carne na hora de fritar. Isso evita que ela solte líquidos e tinha sua suculência prejudicada.
  5. Esquente bem a frigideira antes de colocar os bifes.
  6. Use pouca gordura que pode ser óleo, azeite ou manteiga.
  7. Nunca frite mais de dois bifes no mesmo tempo.
  8. Jamais tampe a frigideira durante a fritura. Isso faria seu bife cozinhar em vez de fritar.
Super dica: Para evitar que o fogão fique todo respingado de gordura, coloque uma peneira metálica sobre a frigideira durante a fritura. Isso evita respingos e permite que o vapor saia pelos furinhos.
 
        Dia de Festa
 
      Quanto comprar de comida?
  • Se o cardápio tiver salgadinhos ou mini sanduiches, calcule 15 unidades por pessoa.
  • Para churrascos de media duração, prepare 300 gramas de carne por convidado. Se o evento for durar o dia inteiro, suba para 400 gramas. E nãos se esqueça dos acompanhamentos básicos: saladas, pães e legumes grelhados.
  • Para festividades a base de queijos e frios, reserve, para cada pessoa, de 180 a 220 gramas de comida e mais três pães franceses.
     E bebidas?
  • Providencie uma garrafa de espumante ou vinho para cada 4 convidados e mais uma latinha e meia de cerveja por cabeça. Tenha sempre vodca para preparar drinks: uma garrafa serve 10 pessoas. Em festar em que cerveja será a única bebida, aumenta a quantidade para três latas por pessoa. Lembre-se sempre de  ter opções não alcoólicas; refrigerantes, água, sucos (400mililitros por pessoa).
Super dica: Para gelar rápido; se não tiver mais espaço na geladeira, encha o tanque, pia ou um isopor com gelo e derrame uma boa quantidade de sal por cima ( isso vai manter o gelo por mais tempo). Complete com água e acomode as bebidas.
 
Espero que as dicas sejam úteis. Irei postar dicas sobre outros temas.
 
Jacqueline Moraes
 
 

Nenhum comentário: