terça-feira, junho 24, 2014

5 Dicas Para Escrever Melhor


Há quem diga que escrever é um dom que poucos possuem. Essa questão do dom pode até se valer para alguns dos escritores mais famosos da literatura, mas uma coisa é certa: cada um deles teve que passar por um intenso processo de aprendizagem e convivência com a escrita até serem considerados grandes pensadores. Algumas pessoas realmente tem mais facilidade, mas nunca ouvi falar de ninguém que nasceu escritor. Na minha opinião, escrita é 5% de dom e 95% de dedicação, treino e estudo. Não sou escritora famosa e muito menos uma grande pensadora, mas ao longo do tempo que passei escrevendo, coletei algumas dicas que me ajudaram a melhorar meu trabalho. Vem conferir:

- Observe: Geralmente criamos histórias baseadas em coisas que vivemos ou que vimos acontecer em algum lugar, seja com um amigo, em um filme, em um livro ou até mesmo nos nossos sonhos. Por isso, escritores devem ser bons observadores. A menos que você tenha uma fonte ilimitada de inspiração na sua mente e consiga criar histórias mirabolantes a partir do nada, observar o mundo à sua volta vai facilitar bastante o seu processo criativo. Nosso cotidiano está repleto de acontecimentos, cenas e diálogos que apenas estão esperando por bons escritores para incorporá-los em suas histórias.

- Leia suas histórias em voz alta: Quer ter certeza de que aquele conto que você escreveu ficou realmente bom? Leia-o em voz alta. As palavras podem soar muito diferentes dentro e fora da nossa cabeça. Dessa forma você conseguirá prestar mais atenção no ritmo da narrativa e na naturalidade das palavras que escolheu para compor o texto. Também é interessante pedir para um amigo ler sua história, assim você consegue se distanciar ainda mais do seu trabalho e fica mais fácil de descobrir o que precisa ser melhorado e adaptado.


- Escreva todos os dias: Escrever requer prática. Reserve pelo menos uma horinha do seu dia pra vomitar palavras na tela do computador. Nesse momento, é muito importante relaxar e não ficar se cobrando. Você não precisa escrever a história maaaaais sensacional do mundo, ok? Na verdade, sua história não precisa nem ter começo, meio e fim. Pode ser só um desses pedaços. Podem ser pensamentos de um personagem que você criou, seus próprios pensamentos aleatórios ou apenas divagações sobre um tema que deseja abordar. O importante é treinar o processo de organizar seus pensamentos e ideias em sentenças escritas.

- Estude: Assim como qualquer outra atividade, escrever carece de muito estudo e dedicação. Entre em cursos, leia e releia histórias de seus escritores favoritos – e descubra por que você gosta tanto do trabalho desses autores -, estude literatura, estenda seu vocabulário, desconstrua as grandes histórias clássicas e mantenha-se sempre curioso!

- Escreva sobre o que você sabe: Pra convencer o leitor sobre o que você está tentando transmitir com sua história, é imprescindível que saiba do que está falando. Não adianta nada tentar escrever sobre a caça das baleias no Japão se você não faz ideia do que esse fato representa. É preciso ter claro em sua mente qual seu posicionamento a respeito do tema centra de sua narrativa. Cada palavra escolhida é um argumento que vai te ajudar a comprovar e reforçar a ideia que você está se propondo a provar. Pesquise o máximo que puder antes de sentar a bunda na cadeira para escrever, assim você poderá passar informações mais consistentes para seus leitores.

Não existe receita de bolo pra escrever, mas com certeza existem algumas técnicas bacanas que podem contribuir para o aprimoramento de nossos textos. Espero que tenham gostado das dicas! <3

Jacqueline Moraes

Nenhum comentário: