segunda-feira, janeiro 20, 2014

Europa: Avião X Trem

 

Esse post é pra falar dessa que talvez seja a dúvida mais frequente entre quem viaja para a Europa: “Como me locomover entre os países, de avião ou de trem?”
É claro que cada um tem suas vantagens, então qual meio de transporte você vai escolher vai depender de qual é sua prioridade, vamos lá:
 
Tempo
Se você está correndo de uma cidade pra outra e não pode se dar ao luxo de perder tempo com transporte, provavelmente a primeira coisa que vai vir na sua cabeça é ir de avião. Cuidado! Na Europa, muitas vezes se perde o mesmo tempo em um deslocamento de avião que de trem! Não há dúvida de que o vôo é mais rápido, mas tem que se computar também o tempo de check-in (se for vôo internacional 2 horas…) e o tempo de deslocamento entre o aeroporto e o centro da cidade, tanto na cidade de partida quanto na chegada, e os aeroportos europeus em geral são bastante afastados, frequentemente leva-se mais de 1 hora para chegar a um aeroporto. Já as estações de trem são centrais, além de não ser necessária muita antecedência para embarque, o que acaba compensando a viagem mais longa. Frequentemente o tempo total do descolamento é similar, então pesquise essas informações.
 
Custo
Para alguns pode ser surpresa, mas viajar de avião, em geral, é mais barato que de trem. Na Europa existem diversas companhias chamadas “low cost”, ou seja, companhias aéreas de baixo custo, que vendem passagens a preços muito acessíveis. Mas não espere conforto, e esteja preparado para restrições de bagagem. Essas companhias frequentemente cobram separadamente taxas pra quem vai despachar a bagagem. Mesmo assim o preço do avião continua em vantagem.
Não se deixe enganar pela possibilidade de compra de passas de trem achando eu estará fazendo uma grande economia. Esses passes às vezes não compensam nem em relação à compra de passagens de trem avulsas, quanto mais quando comparado ao custo do avião.
Mais uma vez não se esqueça do custo de deslocamento para o aeroporto. Se for usar transporte público vale a pena, se for pegar um táxi vai encarecer bastante o deslocamento.
 
Conforto
Se for comparar o conforto entre os trens europeus e as companhias aéreas low cost de lá não existe discussão, o trem é muito mais confortável e prático. Se você pensa em investir em uma companhia aérea mais cara estará também bem servido (mas mesmo assim, na minha opinião, o trem continua sendo a melhor pedida).
 
Flexibilidade
Raramente as companhias low cost aceitam trocas ou cancelamentos de passagens, em geral suas regras são bastante restritas. Empresas mais caras oferecem tarifas flexíveis, resta pensar se o custo extra por isso irá compensar… As passagens de trem são mais disponíveis e podem ser compradas com menos antecedência, então mais uma vez ponto para o trem!
 
Experiência
Mais um quesito com vitória fácil do trem! Aviões são iguais em todo lugar do mundo, já trens são sempre uma experiência diferente… seja para o bem ou para o mal. No caso da Europa os trens são de altíssimo padrão, então pode ir sem medo!
Se for considerar um misto de todos os quesitos, nessa avaliação o trem levou vantagem. Mas ele perdeu em um quesito que muitas vezes é o fator limitante nas nossas viagens: o custo. Em minha opinião, se o custo não fosse um fator limitante eu não pensaria duas vezes e optaria sempre pelo trem, mas no meu caso o custo pesou e fiz a maior parte dos deslocamentos de avião… Agora conta pra gente a sua experiência aí nos comentários!
 
clandestinos.org

Nenhum comentário: