segunda-feira, outubro 14, 2013

Como viajar o mundo de graça.



Viajar pelo mundo, visitando lugares incríveis pode parecer impossível para nós pobres mortais... Mas agora não é mais.
Estou aqui hoje com a luz no fim do túnel para quem tem o sonho de viajar o mundo, mais nunca segue adiante devido ao quesito “grana”,
Confira agora, 10 dicas para viajar o mundo de graça.  (eu falei de graça)
Pode até ser assustador aventurar-se no mundo com nada mais do que otimismo e boa vontade, mas a liberdade pessoal começa com um salto de fé. Se não tiver grana tudo bem , mais sem grana e sem fé não dá...
Preste muita atenção nas dicas a seguir, agarra na fé  e bora fazer as malas, ou melhor, mochila.



1. Abrace a simples alegria de viajar
Viajar te liberta da rotina diária. Você vai explorar novos lugares, conhecer pessoas novas, experimentar novas comidas e aprender coisas sobre o mundo que você nunca imaginou que fosse possível.
Mas pra isso vc deve deixar de lado preconceitos, medos e “frescuras”.
Ande pelas ruas de uma cidade, converse com um local, suba até o topo de uma colina e observar o pôr do sol sobre o oceano. Disfrute da alegria de porder planejar a sua viagem da maneira que desejar, sem saber o que vira depois. Você não comprou um pacote de viagem com começo meio e fim... a regra é não ter regras...


2. Mantenha suas necessidades ao mínimo
Temos a mania de pensar que necessitamos comprar novos bens o tempo todo, desde as coisas mais simples como creme corporal, um relógio de marca e por aí vai. Se for viajar o mundo neste esquema, esqueça a palavra “Comprar”
Você vai precisar de ar fresco, alimentação saudável, água limpa, e um lugar seguro para dormir.
Todas estas coisas são simples de se obter e a maioria deles são gratuitos.
Comida e abrigo são muito mais baratos quando não se tem “frescura”. Claro que vc não vai comer o churrasquinho de cachorro da barraquinha do seu Miagui na China e morrer de indigestão. Mas quando se come de tudo, é possível optar para o que esta mais em conta no dia.
Mas se a grana acabou?  Não tem problema, as próximas dicas te mostram como obter alimento de graça.


 3. Vá devagar
Desde que você acredita que tempo é dinheiro, você vai gastar dinheiro o tempo todo.
Tempo não é dinheiro, e pra viajar o mundo de graça você tem que ter todo o tempo do mundo.
Em vez de comprar um bilhete de avião, pegue uma carona. Pode parecer perigoso, mais muita gente esta habituada a dar caronas por aí, especialmente na Europa e EUA.  Ou simplesmente pegue sua moto e vá embora.
Lembre-se, quanto mais devagar você viaja, menos dinheiro você vai gastar.


 
4. Deixe suas posses e obsessões pra traz.
Quando você viaja você não precisa pagar aluguel. Você não precisa de um carro. Você não precisa de um forno, máquina de lavar, TV a cabo, academia, um sofá aveludado ou um armário cheio de roupas. Lembre-se, você não precisa se preocupar em pagar as contas, porque não há contas a pagar. Por isso, planeje-se com antecedência, venda tudo que te gere contas e cai na estrada. Você é livre.
 
5. Confie nas pessoas e você receberá comida e hospedagem de graça.
Muitas pessoas estão dispostas a abrir sua casa para os viajantes, isso mesmo, de graça e sem nada em troca... 
CouchSurfing e WWOOF são dois sites fenomenais que ajudam os viajantes a se conectar com moradores locais. Membros do CouchSurfing estão dispostos a proporcionar aos viajantes um lugar para dormir/hospedar-se sem custos. WWOOF conecta viajantes com os agricultores orgânicos que querem trocar alojamento e alimentação por uma mão extra.
Membros do CouchSurfing e WWOOF estão apenas buscando uma alternativa de alto impacto para acabar com a cultura de alto consumo. O que faz deles pessoas extremamente interessantes e amigáveis.




6. Aprenda uma atividade útil.
Se você tem uma habilidade, como cozinhar, fazer massagem, habilidade musical ou de carpintaria básica, você pode trocar por comida e alojamento.
Quanto mais devagar você viaja, mais fácil será fazer um acordo mutuamente benéfico com uma comunidade local ou  um “host” (pessoas que abriga viajantes).
Habilidades universalmente apreciadas como cozinhar são os melhores, se você fala inglês você pode viajar o mundo ensinando a língua em cada destino que visitar.



7. Saia da Cidade
As cidades são construídas com dinheiro, e necessidades, como ar puro, água limpa e um lugar seguro para dormir são difíceis de encontrar nas cidades grandes.
Vá para lugares, onde as pessoas são mais tranquilas, o alimento é abundante e há espaço suficiente para um viajante colocar seu saco de dormir sob o céu estrelado.



8. Encontre um trabalho que te faça viajar.
Se você precisa de uma renda, há milhões de empregos disponíveis que te fazem viajar o mundo.
Claro, alguns trabalhos são mais fáceis de amar do que outros, há muitos trabalhos que te fazem ralar sem ter tempo pra nada, portanto, escolha bem evite trabalho antiético, se possível.


9. Abrace as oportunidades.
Viajar o mundo de graça exige uma mistura de planejamento prévio e a vontade de aproveitar as oportunidades que aparecem.
Um amigo no CouchSurfing querendo companhia para dirigir de uma ponta a outra em algum lugar no mundo, alguém em uma fazenda orgânica na Tailândia precisando de alguém para cuidar da terra na estação da chuva...  Ou algum de seus amigos também está com aquela vontade louca de jogar tudo pro alto e viajar o mundo por um ano, mais esta esperando aquele empurrãozinho que vc poderia dar.  
Como Kurt Vonnegut escreveu, “Peculiar travel suggestions are dancing lessons from God.”




10. DANCE
O melhor da vida é dançar... Dançar em terras desconhecidas, com pessoas estranhas, aventurar-se em uma história sem começo, meio e fim, onde o dono do seu destino é VOCÊ mesmo...
Vai ficar a vida inteira imaginando como teria sido viajar o mundo deixando tudo pra traz. Como teria sido conhecer pessoas e lugares inesquecíveis do outro lado do mundo e ter histórias para contar por toda a sua vida??


Come on - Lets dance!!!

Nenhum comentário: