terça-feira, abril 03, 2012

O século

   As vezes, me pego pensando...pq eu me fascino pelos anos 20, 50...?
Eis a questao, talvez mais pela decada de 20...arquitetura, cidade, comportamentos femininos diante a realidade da epoca(moças comportadas), museus, estações de trem, ruas, lojas, MODA( claro oq mais me encanta)..enfim de uma embalagem de leite condensado ou ate mesmo da tv sem cor.
   Talvez esteja explicado os ultimos post's dessa blog. Anos 50 é uma década que também me fascina, dai ja é mais por causa do vestuário, e claro do rock'n' roll estourando com Elvis!
   Enfim, ambas décadas voltaram como o famoso chamado "retrô".
   Umas semanas atras, peguei trem na estaçao da luz, eu estava sozinha e começei a reparar em cada detalhe do prédio e pesquisar de sua história, a arquitetura me surpreende. E logo tinha um homem tocando piano, uma musica bem antiga, romantica que eu nao me lembro agora (mas conheçida), me senti nessas épocas de anos atras. 



    Acho que já deu pra perceber que eu amo essa época. Costumo dizer que nasci na década errada. Adoro as roupas, as músicas, os filmes, o "design anos 50"!
   Ou é uma mera coincidencia eu não gostar da maioria das coisas de coisas e lugares que adolescentes da minha idade frequentam, conversam e pensam, me pego muitas vezes pensando nisso, como seria viver naquela epoca? Sim, realmente dificil se for comparar com os dias de hoje. Não havia tanta tecnologia que facilita as nossas vidas, os hospitais não tinham tanto recursos, automóveis eram como bicicletas, mas em partes as pessoas eram mais ligadas umas as outras, não havia todo esse descontrole e estresse dos dias de hoje, essa correria que te deixa louco.
Havia o café e o chá da tarde com os amigos ou ate mesmo aquele baile no fim da noite, com musicas suaves e romanticas e um drink de vinho.
   Lembra-se da novela "cholocate com pimenta?", pois é exatamente essa epoca que estou falando, onde o entreterimento familiar era o teatro ou ate mesmo aquele piquenique no final da tarde.
Sempre fui uma pessoa, vamos dizer que "diferente", que não gosta disso e nem daquilo, ou melhor de nada!..ahaha , o que eu gosto mesmo é disso tudo, das coisas que com os passar dos anos se perdeu!
     A tranquilidade de deixar a porta decasa aberta, sem medo de alguem te roubar.
   Dos amigos que se reuniam debaixo de uma arvore, para jogar conversa fora, ou ate mesmo para ler um livro. 

   Das brincadeiras de rua, do pião, das bonecas de porcelana, balança no pé de cipo e ate o pula corda. 
   Dos desenhos animados, divertidos e educativos, mas sem perder o encanto de ser criança.
  Do namoro super rígido, ou ate aqueles mais proibidos e escondidos, mas muito romântico.
   Do colégio, onde as alunos respeitavam seus superiores( professores e diretores), e o ensino fundamental valia como um curso superior.
   O respeito que os jovens tinham com seus pais, e pessoas mais velhas.
   E ate mesmos aquelas roupinhas engraçadas que as mães colocavam em seus filhos..srsrs
Será que eu vivi essa época? bom isso eu ja n
ão sei, o que sei..é que isso é muito forte em mim, e que muitas vezes nao me vejo tanto no século XXI, por eu ser essa "diferente".



   A Estação da Luz (São Paulo-SP), retrata um pouco da arquitetura que tanto aprecio, 


         


   Bom deixei essa música para vocês, pra sentir um pouco...espero que gpstem.




2 comentários:

Luanna disse...

Jacque concordo com você, também me encanto pelos anos 20 e 50, era tudo mais belo, mais poético, e as roupas então? lindas!!!
Adoro seu blog, você arrasa rs... bjo amiga

Jacqueline Moraes disse...

Obrigada lu :)